Sobre o Jornal

História – Jornal Brasileiro de Ginecologia

Nascido em 1936 o Jornal Brasileiro de Ginecologia existe para ser um instrumento adequado e confiável para difundir conhecimento científico qualificado na área de ginecologia e obstetrícia.

JBG, revista científica aberta na internet, é dirigida a associados da SGORJ, assinantes, bibliotecas, centros de referência, ginecologistas, obstetras, médicos de família, clínicos gerais, epidemiologistas, biólogos, profissionais de saúde em geral e instituições com parcerias.

A partir de 2017, estamos trabalhando com a publicação de artigos apenas online e todos estão abertos na nossa página na internet.

Objetivo

- O JBG é um periódico de acesso aberto dedicado à publicação de pesquisas na área de ciências da saúde.

- Ser um instrumento adequado e confiável para divulgação científica na área de ginecologia e obstetrícia.

- Ser reconhecida como uma revista de qualidade e eficiência internacional.

Alcance

O Jornal Brasileiro de Ginecologia é direcionado assinantes, bibliotecas, centros de referência, ginecologistas, obstetras, médicos de família, clínicos gerais, epidemiologistas, biólogos, profissionais de saúde em geral e instituições com parcerias. No entanto, o JBG é hoje uma revista científica aberta na internet que disponibiliza todos os seus números e volumes abertos desde 2017.

Frequência

Publicação de fluxo contínuo, mudando o volume a cada ano.

Processo de revisão por pares

Os artigos submetidos serão analisados ​​pela secretaria para verificar sua conformidade com as Diretrizes Gerais de Editoração da Revista. Em caso de inadequação, serão devolvidos aos autores para correção.

Quando aprovados nesta etapa, serão encaminhados aos Editores Científicos e Editores Associados para determinar sua adequação ao Escopo e à Política Editorial da Revista.

Após essa etapa, os artigos serão encaminhados a dois revisores que analisarão o conteúdo técnico e metodológico, utilizando um instrumento de avaliação desenvolvido para esse fim. Em caso de discrepância entre os pareceres, o artigo será encaminhado a um terceiro revisor ou revisão por um dos editores. O anonimato é garantido em todas as etapas do processo de avaliação.

Os pareceres finais serão avaliados pelo Conselho Editorial, que indicará as alterações que precisam ser feitas. Os artigos serão publicados somente após aprovação dos pareceristas e do Conselho Editorial.

Política de acesso aberto

Esta revista oferece acesso gratuito imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que a disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público proporciona uma maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Arquivamento

O JBG está vinculado ao Public Knowledge Project, PKP Preservation Network (PKP PN) (https://pkp.sfu.ca/).

Política de Privacidade 

Os nomes e endereços de e-mail inseridos neste site da revista serão usados exclusivamente para os propósitos declarados desta revista e não serão disponibilizados para qualquer outro propósito ou para qualquer outra parte.

Instituições Financeiras ou Financiadores.

A SGORJ é, hoje, o agente financiador do JBG. O seu corpo editorial não recebe qualquer remuneração pelo trabalho.